A Kinea Investimentos informa que não entra em contato via Whatsapp/Telefone para realizar compra de Títulos Patrimoniais ou quaisquer outros.

Close

Voltar

Pontuação de Risco

Pontuação de Risco 3

x

Pontuação de Risco A Pontuação de Risco Kinea é feita com base nos riscos de mercado, crédito e liquidez.

Início do Fundo

10/01/2024

Taxa de Administração

0.9% a.a.

Taxa de Performance

17% do que exceder 100% CDI

Público Alvo

Público em Geral

Patrimônio Líquido Atual

R$ 17.1 Mi

PL Médio (12 Meses)

R$ 14.8 Mi

Onde investir no Kinea Prev Dakar XP?

XP Investimentos

XP Investimentos

Invista agora
NOVIDADE

Invista nos fundos Kinea

Cadastre-se em nossa plataforma de investimentos em parceria com o BTG.

Rentabilidade do Kinea Prev Dakar XP

Atualizado em Agosto 2024

Selecione o ano
2024 ANO JAN. FEV. MAR. ABR. MAI. JUN. JUL. AGO. SET. OUT. NOV. DEZ.
FUNDO 3.82% 0.61% 0.45% 1.08% -0.96% 0.25% 0.13% 1.70% 0.52%        
CDI 0.22% 0.66% 0.80% 0.83% 0.89% 0.83% 0.79% 0.91% 0.87%        
%CDI 150.50% 92.15% 56.61% 129.62%   29.40% 17.12% 187.20% 60.48%        

Palavra do Gestor

Data ref. Agosto 2024

Vídeo de análise

Data ref. Agosto/24

Se preferir, confira a carta na íntegra:

Para ver as informações completas, acesse a Carta do Gestor.

JUROS DIRECIONAL

A mudança de postura do banco central brasileiro (BCB) foi relevante no mês de agosto. Antes o consenso era que a Selic em 10,50% por mais tempo seria o caminho escolhido pelo comitê para buscar a meta, mas a forte atividade econômica, o alto nível do dólar e as expectativas de inflação desancoradas, tornaram clara a preferência do BCB em começar um ciclo de alta de juros em setembro. Essa mudança de postura do BCB levou a um ganho de credibilidade com alta das taxas curtas, mas com quedas mais relevantes das taxas longas declinaram. Atualmente, a curva reflete alta probabilidade do aperto monetário começar em ritmo de 50bps, o que nos parece menos provável à luz do nível alto da Selic e do fato do início do ciclo de corte nos EUA parecer iminente. Seguimos com risco reduzido em Brasil com posições aplicadas em juros prefixados de até 6 meses.

JUROS RELATIVO

A curva de juros desinclinou, ou seja, os juros de curto prazo subiram, enquanto os juros longos caíram. A posição comprada na diferença de juros entre o primeiro e segundo semestre de 2026 seguiu negativamente inclinada e prejudicou nosso resultado, mas a posição comprada na diferença de juros entre os anos 2027 e 2028 voltou a ficar positivamente inclinada e mais do que compensou o prejuízo. Começamos a reduzir a inclinação mais curta por conta do cenário de ciclo de juros que se alterou e seguimos otimistas com a inclinação mais longa que nos parece assimétrica.

JUROS CAIXA (Prev RF, Prev MM e RF Absoluto)

Por mais um mês o Tesouro Nacional (TN) manteve o volume de novas emissões comedido e focado em títulos longos. Vale destacar a diminuição do volume de LFTs como um todo e das LTNs curtas. Do lado da demanda, o grande vencimento de NTN-B 2024 manteve o mercado líquido e comprador de títulos. Com esse cenário, aproveitamos o momento para alongar a posição de LTNs para NTN-Bs casadas. Fechamos o período com o portfólio comprado nas LFTs intermediárias e longas, acompanhadas de NTN-Bs casadas intermediárias, LTNs intermediárias e longas, e neutros em NTN-Fs casadas.

Inflação

Estamos encerrando nossas posições vendidas na inflação com prazo próximo de 1 ano. O repasse da depreciação cambial está ocorrendo mais rápido, ocorreram elevações de tributos sobre os cigarros e tem aparecido algumas pressões sobre serviços. Assim, nossa projeção para o IPCA fechado de 2024 subiu de 3,95% para 4,20% e possui pouca assimetria em relação à precificação do mercado que está em 4,50%.

CRÉDITO OFFSHORE

No crédito internacional, tivemos um mês bastante positivo, dado o fechamento de spreads do índice de bonds em agosto, potencializado pelo nosso comportamento tático de aumento de posições durante o período de aversão global ao risco do início do mês, que voltamos a reduzir com lucros no fim do mês. Seguimos com uma exposição reduzida a bonds offshore, aguardando momentos de spreads mais atrativos.

RENDA FIXA INTERNACIONAL

Nos juros, nossas principais posições são para quedas na Inglaterra, Europa e Austrália. Temos um cenário de desinflação e desaceleração gradual na economia mundial. Nos EUA, estamos posicionados para um aumento das inflações projetadas, pois a economia está saudável e terá mais estímulos vindos do banco central americano. Na exposição cambial, seguimos comprados no dólar contra o renminbi chinês. O crescimento chinês segue decepcionando e um eventual governo Trump 2.0 aumentaria as tarifas de importação sobre o país.

Características do Kinea Prev Dakar XP

O rali Paris-Dakar é um evento de resistência off-road, onde os terrenos que os competidores percorrem são mais difíceis do que os ralis tradicionais. Os últimos anos foram férteis em obstáculos econômicos e políticos e o objetivo desse fundo é ter flexibilidade e resiliência para atravessar esses desafios com retornos consistentes.

Com estratégias ativas maiores que fundos tradicionais de Renda Fixa, o Kinea Prev Dakar XP terá uma alocação flexível em juros e crédito privado, tanto no Brasil como no exterior.

Objetivo do Fundo

Através de uma carteira diversificada, fundo busca retornos superiores ao CDI, com volatilidade entre 2% e 4%.

Modelo de gestão e equipe

Equipe robusta com cerca de 20 profissionais envolvidos no processo de investimento, com times especializados em mercados de renda fixa local e internacional, com diferentes estilos de gestão.

Diferentes classes de ativos

Diversificar para trazer consistência e reduzir perdas extremas.

Filosofia de risco

Maiores retornos controlando riscos extremos

Como funciona

Atribuições claras, processos bem definidos e diligentes. Retro-aprendizagem: revisão constante do cenário e atribuição de resultados por estratégia e por gestor.

Como Funciona - Kinea

1. Especialistas

Especialistas em cada mercado sugerem ao comitê operações com potencial de retorno assimétrico.

2. Reunião de Análise

Análise e questionamento entre especialistas e o comitê para a definição da alocação: disciplina, assertividade e atribuição de responsabilidades na escolha dos melhores ativos.

3. Portifólio

Definição da carteira de investimentos.

4. Execução

Execução baseada em preços e critérios técnicos.

5. Retroaprendizagem

Revisão do cenário;
Atribuição de performance.

Equipe

Equipe multidisciplinar, sócia do cliente no fundo.

Foto Marco Aurelio Freire

Marco Aurelio Freire

Sócio e gestor dos fundos líquidos

Marco iniciou na Kinea em Janeiro de 2015 como gestor responsável pelas estratégias Hedge Fund Macro. Entre 2008 e 2014 foi Chief Investment Officer dos fundos de renda fixa locais e multimercados da Franklin Templeton no Brasil.
Marco está envolvido na gestão de fundos de renda fixa e multimercados desde 2004, tendo trabalhando no Bank Boston Asset Management na mesa de renda fixa.
Marco possui o mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e é bacharel em economia pela mesma universidade.

Foto Bruno Kuba

Bruno Kuba

Trader

Foto Denis Ferrari

Denis Ferrari

Sócio e Gestor de Renda Fixa Local

Denis juntou-se à equipe da Kinea em março de 2015. Anteriormente à Kinea, foi gestor dos fundos multimercados e renda fixa na Franklin Templeton entre 2010 e 2015. Foi gestor de fundos institucionais na área de renda fixa do Votorantim Asset Management, sendo o principal responsável por esse segmento. Também trabalhou no Banco Itaú e BankBoston Asset Management como gestor de fundos, analista de risco e mercado de capitais.
Denis possui MBA em derivativos pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e é graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Foto Guilherme Bassani

Guilherme Bassani

Trader

Ingressou na Kinea em 2017 atuando na área de Middle Office, em 2021 foi integrado ao time de gestão de renda fixa, e no ano seguinte entrou na área gestão de crédito privado como analista de portfólio. Guilherme Ali é formado em bacharelado em Ciência e Tecnologia e é discente em engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica, ambos cursados na Universidade Federal do ABC.

Foto Gustavo Utsunomiya Muniz

Gustavo Utsunomiya Muniz

Analista de Crédito Privado

Foto Ivan Fernandes

Ivan Fernandes

Crédito Privado

Ivan Fernandes juntou-se a Kinea em Janeiro de 2021 para gerir a área de credito corporativo nos fundos liquidos, com um portfolio inicial de BRL3.2bn. Ivan fez carreira focada em investimentos em instrumentos corporativos na America Latina (credito e acoes), com overlay de macro. Ele foi Head de Latam Credit Research na Pictet Asset Management em Londres nos últimos 7 anos, após 10 anos divididos entre Latam Investment Banking no JPMorgan (M&A+DCM), acoes long/short Latam na Bassini+Co (NY), e Latam credit research no Barclays (NY).

Ivan é formado em Engenharia Eletrica pela Poli-USP, tem MBA em Yale, e CFA.

Foto Leandro Teixeira

Leandro Teixeira

Caixa e Arbitragem

Leandro se juntou à Kinea em maio de 2017 como estrategista de renda fixa focado em arbitragens na curva de juros. Anteriormente, foi trader de renda fixa de mercados emergentes do Banco HSBC, trader de renda fixa da Votorantim Asset Management, trader de ações na Explora Investimentos e trader na área de multimercados da Franklin Templeton Investimentos (Brasil).
Leandro é graduado em engenharia civil pela Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Foto Lucas Freddo

Lucas Freddo

Renda Fixa LATAM

Foto Pedro Rossini Sardelich

Pedro Rossini Sardelich

Renda Fixa Internacional

Pedro iniciou na Kinea em fevereiro de 2021 como estagiário na mesa de juros e moedas global. Atualmente é um dos responsáveis pelo operacional, gerenciamento de risco de posições e execução de operações da mesa.

Pedro é bacharel em Física pela Universidade Federal do ABC.

Foto Roberto Costa Elaiuy

Roberto Costa Elaiuy

Renda Fixa Local

Roberto juntou-se à equipe da Kinea em abril de 2019.
Começou sua carreira em 2004 passando pelas instituições ABN AMRO Asset Management, General Motors e Banco de Tokyo Mitsubishi.
Entre 2010 e marco de 2019 atuou como um dos principais gestores de fundos institucionais do Votorantim Asset Management, passando também pela gestora Western Asset Management.
Roberto é graduado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie, possui as certificações CGA, CFA Level I, além de MBA em finanças pela Fundação Getúlio Vargas.

Documentos recentes do Kinea Prev Dakar XP

Nome do Documento Data da Atualização
Carta do Gestor

8/2024

8/2024
Informativo de Rentabilidade

8/2024

8/2024
Regulamento

1/2024

1/2024

Para documentos antigos acesse nossa seção de documentos.

Para documentos não recorrentes, visite a página do administrador do fundo.

Disclaimer

1. Trata-se da taxa de administração máxima, considerando as taxas dos fundos investidos

2. Trata-se da taxa de performance considerando todos os fundos investidos.

Outros fundos Renda Fixa

Renda Fixa

Fundo
Aberto

Dakar

Fundo de renda fixa ativo com perfil maior de risco e capaz de se adaptar a diferentes cenários econômicos em busca de bons retornos

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

IPCA Absoluto

O fundo de investimento destinado a investidores institucionais como objetivo aumentar o poder de compra ao longo do tempo. Busca investir em títulos de renda fixa, utilizando como objetivo de retorno o IPCA, principal índice da inflação brasileira.

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

IPCA Dinâmico

O fundo de investimento que tem como objetivo aumentar o poder de compra ao longo do tempo, investindo nos mercados de juros, inflação, moedas e crédito privado no Brasil e exterior.

saiba mais
Renda Fixa

IPCA Dinâmico II Advisory

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

Kinea Prev Dakar

Fundo de renda fixa ativo com perfil maior de risco e capaz de se adaptar a diferentes cenários econômicos em busca de bons retornos

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

Kinea Prev Dakar BTG

Fundo de renda fixa ativo com perfil maior de risco e capaz de se adaptar a diferentes cenários econômicos em busca de bons retornos

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

Prev IPCA Dinâmico

O fundo de investimento previdenciário que tem como objetivo aumentar o poder de compra ao longo do tempo, investindo nos mercados de juros, inflação, moedas e crédito privado no Brasil e exterior.

saiba mais
Renda Fixa

Prev IPCA Dinâmico BTG

O fundo de investimento previdenciário que tem como objetivo aumentar o poder de compra ao longo do tempo, investindo nos mercados de juros, inflação, moedas e crédito privado no Brasil e exterior.

saiba mais
Renda Fixa

Prev IPCA Dinâmico XP

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

Prev RF

Fundo de renda fixa previdenciário. Auxilia de forma segura e gradual o aumento de capital ao longo do tempo da reserva de aposentadoria.

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

Prev RF Ativo II

Fundo de renda fixa previdenciário. Auxilia de forma segura e gradual o aumento de capital ao longo do tempo da reserva de aposentadoria.

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

Prev RF Ativo II Itaú

Fundo de renda fixa previdenciário. Auxilia de forma segura e gradual o aumento de capital ao longo do tempo da reserva de aposentadoria.

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

RF Absoluto

Fundo de renda fixa de retorno absoluto. Para investidores que buscam investimentos em renda fixa local e internacional.

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

Prev Dakar

Fundo de renda fixa ativo com perfil maior de risco e capaz de se adaptar a diferentes cenários econômicos em busca de bons retornos

saiba mais
Renda Fixa

Fundo
Aberto

Prev IPCA Dinâmico

O fundo de investimento previdenciário que tem como objetivo aumentar o poder de compra ao longo do tempo, investindo nos mercados de juros, inflação, moedas e crédito privado no Brasil e exterior.

saiba mais

Cadastre-se em nossa newsletter

E fique por dentro do mercado de fundos

Ao se cadastrar você concordar com nossa Política de Privacidade.
Cadastre-se na Newsletter

Cadastre-se na Newsletter

WhatsApp
Ao se cadastrar você aceita a receber o contato da Kinea a respeito dos nossos fundos de investimento.