Pontuação de Risco
Pontuação de Risco A Pontuação de Risco Kinea é feita com base nos riscos de mercado, crédito e liquidez.
Início do Fundo
03/12/2020
Taxa de Administração
0.67% a.a.
Taxa de Performance
Não há.
Público Alvo
Público em Geral
Patrimônio Líquido Atual
R$ 3.8 Bi
PL Médio (12 Meses)
R$ 5.0 Bi
Características
Para mais informações confira a Carta do Gestor.
Objetivo do Fundo
Superar o IPCA em linha com um perfil de risco moderado, uma volatilidade anual entre 2% e 3% ao ano. Agregar valor através de investimentos no Brasil e Internacional em juros, inflação, moedas e crédito privado no Brasil e exterior, utilizando como parâmetro a inflação no Brasil.
Diferentes classes de ativos
Diversificar para trazer consistência e reduzir perdas extremas
Filosofia de risco
Maiores retornos controlando riscos extremos
Estilo da gestão
Alocações baseadas em análises macro e microeconômicas, fundamentadas em posicionamentos direcionais e relativos.
Como funciona
Atribuições claras, processos bem definidos e diligentes. Retro-aprendizagem: revisão constante do cenário e atribuição de resultados por estratégia e por gestor.
1. ESPECIALISTAS
Especialistas em cada mercado sugerem ao comitê operações com potencial de retorno assimétrico.
2. REUNIÃO DE ANÁLISE
Análise e questionamento entre especialistas e o comitê para a definição da alocação: disciplina, assertividade e atribuição de responsabilidades na escolha dos melhores ativos.
3. PORTIFÓLIO
Definição da carteira de investimentos.
4. EXECUÇÃO
Execução baseada em preços e critérios técnicos.
5. RETRO-APRENDIZAGEM
Revisão do cenário;
Atribuição de performance.
Palavra do Gestor
Data de referência: Abril 2025
Para mais informações, confira na íntegra a Carta do Gestor .
JUROS DIRECIONAL
Resultado positivo. Seguimos aumentando durante o mês nossas posições para a queda da curva de juros de curto prazo no Brasil. A economia brasileira deve seguir desacelerando devido a três fatores: (i) efeito defasado de um juro real de 9%, (ii) menor expansão fiscal em 2025 e (3) desaceleração global.
JUROS RELATIVO
Resultado neutro. Mantivemos nossa posição para juros reais mais baixos em 2026 e 2028, contra uma posição para juros reais mais altos em 2027.
CRÉDITO PRIVADO
Resultado positivo. Em crédito privado local, vimos leve fechamento de spreads (-1bp no IDA-DI), contribuindo para a performance saudável desta carteira no mês. A boa performance do mercado de crédito local se deve a vários fatores, entre eles: (I) a maior entrada de recursos em fundos de crédito atraídos pela performance favorável da classe frente a outros mercados domésticos, (II) o apetite por maior alocação dos fundos de crédito que na média seguem com posição de caixa elevada, (III) um volume de ofertas primárias caindo abaixo da média mensal histórica, e, por fim, (IV) o nível de spreads mais interessante após a forte abertura observada no fim de 2024. Por estes motivos, nossa visão é otimista para spreads nos próximos meses. Além disso, em crédito offshore, o mês foi de abertura substancial de spreads: atualmente, a média dos papéis desse mercado novamente oferece um prêmio sobre os spreads do mercado de crédito local, portanto aumentamos oportunisticamente nossa exposição a esta classe de ativos.
INFLAÇÃO
Resultado negativo. O aumento das tarifas comerciais efetivadas pelo governo Trump no início de abril provocou fortes quedas nos preços das commodities, principalmente do petróleo, justificada pelo aumento da incerteza e nos riscos de recessão global. Ademais, a “crise de confiança” nos EUA gerou uma depreciação do dólar contra diversas moedas, como o real. O resultado foi uma forte queda na inflação implícita de curto prazo (vencimento até 1,5 ano). Dada a incerteza do cenário, trocamos a posição comprada em inflação implícita curta por juros reais, apostando em uma combinação de antecipação do final do ciclo de elevação da Selic e em uma inflação que ainda deve ficar acima do precificado na curva.
JUROS CAIXA
Resultado positivo. Houve fechamento nas taxas de juros reais de curto prazo, onde o fundo está posicionado. Mantivemos a exposição ao longo do mês em torno de 92,5% do patrimônio em IPCA com prazo médio de aproximadamente 1,25 anos. A alocação atual agora está praticamente toda no dap com vencimento em ago/26.
.
.
Data ref. Abril/25
Equipe
Equipe multidisciplinar, sócia do cliente no fundo.
Marco Aurelio Freire
Sócio e gestor dos fundos líquidos
Marco iniciou na Kinea em Janeiro de 2015 como gestor responsável pelas estratégias Hedge Fund Macro. Entre 2008 e 2014 foi Chief Investment Officer dos fundos de renda fixa locais e multimercados da Franklin Templeton no Brasil.
Marco está envolvido na gestão de fundos de renda fixa e multimercados desde 2004, tendo trabalhando no Bank Boston Asset Management na mesa de renda fixa.
Marco possui o mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e é bacharel em economia pela mesma universidade.

Bruno Kuba
Trader
Denis Ferrari
Sócio e Gestor de Renda Fixa Local
Denis juntou-se à equipe da Kinea em março de 2015. Anteriormente à Kinea, foi gestor dos fundos multimercados e renda fixa na Franklin Templeton entre 2010 e 2015. Foi gestor de fundos institucionais na área de renda fixa do Votorantim Asset Management, sendo o principal responsável por esse segmento. Também trabalhou no Banco Itaú e BankBoston Asset Management como gestor de fundos, analista de risco e mercado de capitais.
Denis possui MBA em derivativos pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e é graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Guilherme Bassani
Trader
Ingressou na Kinea em 2017 atuando na área de Middle Office, em 2021 foi integrado ao time de gestão de renda fixa, e no ano seguinte entrou na área gestão de crédito privado como analista de portfólio. Guilherme Ali é formado em bacharelado em Ciência e Tecnologia e é discente em engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica, ambos cursados na Universidade Federal do ABC.

Gustavo Utsunomiya Muniz
Analista de Crédito Privado
Ivan Fernandes
Sócio e Head de Crédito Privado
Ivan Fernandes juntou-se a Kinea em Janeiro de 2021 para gerir a área de credito corporativo nos fundos liquidos, com um portfolio inicial de BRL3.2bn. Ivan fez carreira focada em investimentos em instrumentos corporativos na America Latina (credito e acoes), com overlay de macro. Ele foi Head de Latam Credit Research na Pictet Asset Management em Londres nos últimos 7 anos, após 10 anos divididos entre Latam Investment Banking no JPMorgan (M&A+DCM), acoes long/short Latam na Bassini+Co (NY), e Latam credit research no Barclays (NY).
Ivan é formado em Engenharia Eletrica pela Poli-USP, tem MBA em Yale, e CFA.

João Vitor Melo
Analista de Crédito Privado
João ingressou na Kinea em março de 2024 para atuar no time de Credito Privado.

Leandro Teixeira
Caixa e Arbitragem
Leandro se juntou à Kinea em maio de 2017 como estrategista de renda fixa focado em arbitragens na curva de juros. Anteriormente, foi trader de renda fixa de mercados emergentes do Banco HSBC, trader de renda fixa da Votorantim Asset Management, trader de ações na Explora Investimentos e trader na área de multimercados da Franklin Templeton Investimentos (Brasil).
Leandro é graduado em engenharia civil pela Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Maria Clara Campos
Analista

Moises Goes
Analista de Crédito Privado

Pedro Rossini Sardelich
Trader
Pedro iniciou na Kinea em fevereiro de 2021 como estagiário na mesa de juros e moedas global. Atualmente é um dos responsáveis pelo operacional, gerenciamento de risco de posições e execução de operações da mesa.
Pedro é bacharel em Física pela Universidade Federal do ABC.

Rafael Gaspar
Renda Fixa Emergentes
Rafael ingressou na Kinea em novembro de 2023 para atuar no time de Renda Fixa Global.

Rafael Koji
Analista de Crédito Privado
Rafael ingressou na Kinea em março de 2024 para atuar no time de Credito Privado.

Roberto Costa Elaiuy
Travas, BRL
Roberto juntou-se à equipe da Kinea em abril de 2019.
Começou sua carreira em 2004 passando pelas instituições ABN AMRO Asset Management, General Motors e Banco de Tokyo Mitsubishi.
Entre 2010 e marco de 2019 atuou como um dos principais gestores de fundos institucionais do Votorantim Asset Management, passando também pela gestora Western Asset Management.
Roberto é graduado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie, possui as certificações CGA, CFA Level I, além de MBA em finanças pela Fundação Getúlio Vargas.

Samuel Guimarães
Renda Fixa Internacional
Samuel juntou-se à equipe da Kinea em junho de 2023. Anteriormente à Kinea, foi responsável pelo livro proprietário de moedas e juros globais na tesouraria do Itaú BBA entre 2017 e 2023. Foi sócio e gestor do fundo multimercado da Ethica Asset Management em 2016. Também trabalhou na própria Kinea já como gestor responsável pela estratégia de renda fixa global entre 2010 e 2016. Samuel possui mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e é graduado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Vagner Alves
Inflação
Vagner ingressou na Kinea em março de 2024 para atuar no time de Renda Fixa Local.
Documentos
Nome do Documento | Data da Atualização | |
---|---|---|
Valor Patrimonial da Cota
5/2025 |
5/2025 | |
Carta do Gestor
3/2025 |
3/2025 | |
Informativo de Rentabilidade
1/2025 |
1/2025 |
Para documentos antigos acesse nossa seção de documentos.
Disclaimer
1. Trata-se da taxa de administração máxima, considerando as taxas dos fundos investidos
2. Trata-se da taxa de performance considerando todos os fundos investidos.