Faça parte do nosso grupo do Telegram e receba novidades. Entrar no grupo

Pontuação de Risco

Pontuação de Risco 2

x

Pontuação de Risco A Pontuação de Risco Kinea é feita com base nos riscos de mercado, crédito e liquidez.

Início do Fundo

14 abr. 20

Taxa de Administração (ativos de caixa)

0,30%

Taxa de Administração (ativos de crédito)

0,80%

Taxa de Performance

Não há

Linha Detalhe Abas
Dots Abas

Palavra do Gestor

Data ref. Abril 2021

Para ver as informações completas, acesse a Carta do Gestor.

O fundo Kinea Oportunidades teve mais um mês de performance positiva (+0,22%, ou 107% do CDI) e segue se beneficiando do fechamento de spreads de mercado e do alto carrego da carteira, que encerrou o mês com um prêmio de 2,5% acima do CDI e um prazo médio de 3,4 anos. Quanto ao cenário de mercado, abril foi um mês positivo para ativos de risco. No mercado externo, a reabertura da economia americana e os resultados da última rodada de estímulo fiscal já aparecem com força nos indicadores de atividade, favorecendo a recuperação das empresas, mas ainda sem assustar o mercado com perspectivas de juros e inflação mais altas no futuro próximo. Combinados a moderação nas expectativas para a próxima rodada de estímulo fiscal americano, estes fatores levaram a uma interrupção na tendência de alta de juros nos EUA e ao enfraquecimento do Dólar contra as principais moedas. Com commodities também em alta, estes fatores favoreceram a performance de ativos emergentes. No Brasil, em meio ao terceiro pico da pandemia, mais uma vez vimos intensa pressão política por maiores gastos públicos, mas a aprovação do orçamento pelo Congresso na segunda metade do mês trouxe alívio ao mercado local. A situação do Covid e o ritmo de vacinação no país também melhoraram na segunda metade de abril. As projeções para vacinação no Brasil mostram forte aceleração para junho/julho/agosto, mais que dobrando o ritmo mensal médio em relação a abril. Estes fatores, aliados a um cenário externo favorável, provocaram queda nos juros do governo brasileiro e apreciação do Real durante o mês, contribuindo também para o gradual fechamento dos spreads de crédito. Em nosso portfólio de debentures convencionais, adicionamos mais exposição em debêntures no setor transporte e energia, e os principais destaques de performance foram DASA e Localiza, que tiveram fechamento de spread relevante no mês. A parcela investida em debêntures estruturadas de infraestrutura, por sua vez, continua distribuída em cinco emissões dos setores de geração de energia eólica e saneamento básico, e tivemos ganhos expressivos nas debêntures de BRK Ambiental (BRKN12) durante o mês. Em relação aos créditos de real estate, destacamos que não ocorreu nenhuma movimentação relevante na carteira, e que os ativos permanecem saudáveis e totalmente adimplentes. Por fim, adicionamos dois novos bonds offshore, Cemig e Rede Dor, em operações sempre swapadas para CDI e com hedge para eliminar completamente a exposição cambial. Assim, encerramos o mês com 79% do patrimônio alocado em ativos de crédito, sendo 43% em debêntures convencionais a CDI+1,83% e duration de 3,1 anos, 16% em debêntures estruturadas de infraestrutura a CDI+3,35% e duration de 4,7 anos, 15% em CRIs com taxa média de CDI+3,3% e duration de 2,8 anos, e 5% em bonds offshore a CDI+3,2% e duration de 3,2 anos.

Características do Oportunidade

Para mais informações confira a Carta do Gestor.

Objetivo do Fundo

Superar o CDI aproveitando as oportunidades em diversas classes de ativos de credito: Debêntures, NPs, Letras Financeiras, CDBs, FIDCs, CRIs e Bonds Offshore, com grandes assimetrias na relação risco-retorno absoluto no médio e longo prazo.

Perfil de risco moderado

Superar CDI em ativos de crédito de alta qualidade

Classes de ativos

Ativos de créditos corporativos, financeiros e estruturados.

Estilo da gestão

Alocações baseadas em análises criteriosas de risco. Avaliação fundamentalista por ativo: qualidade de risco e alinhamento entre prazo e preço.

Como funciona

Processos diligentes e criteriosa seleção dos ativos.

Como Funciona | Crédito Privado

1. Prospecção

Gestor acompanha ativamente o mercado identificando as melhores oportunidades.

2. Avaliação

Os ativos selecionados são analisados de forma fundamentalista e aprovados em comitê interno.

3. Aquisição

Uma vez que a relação risco e retorno do investimento atenda às exigências, o gestor irá adquirir o ativo.

4. Controle

O monitoramento de todos os ativos do fundo é realizado de forma ativa.

Equipe

Equipe multidisciplinar, sócia do cliente no fundo.

Foto Aymar Almeida

Aymar Almeida

Sócio e Gestor responsável pelo fundo de infraestrutura

Aymar trabalha na Kinea desde sua criação em 2007. É o sócio e responsável pela área dedicada a fundos de infraestrutura e de renda variável. Possui 20 anos de experiência com gestão de fundos de investimentos, sendo 14 deles em renda variável. Anteriormente à Kinea, trabalhou como gestor de investimentos na Franklin Templeton e no BankBoston Asset Management, onde esteve por 12 anos chegando a ser diretor estatutário.
Aymar possui MBA pela Ross School of Business – University of Michigan, turma de 2001 e é graduado em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo (Escola Politécnica -USP).

Foto Leandro Teixeira

Leandro Teixeira

Arbitragem de Juros

Leandro se juntou à Kinea em maio de 2017 como estrategista de renda fixa focado em arbitragens na curva de juros. Anteriormente, foi trader de renda fixa de mercados emergentes do Banco HSBC, trader de renda fixa da Votorantim Asset Management, trader de ações na Explora Investimentos e trader na área de multimercados da Franklin Templeton Investimentos (Brasil).
Leandro é graduado em engenharia civil pela Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Documentos recentes do Oportunidade

Nome do Documento Data da Atualização
Valor Patrimonial da Cota

4/2021

4/2021
Carta do Gestor

4/2021

4/2021
Informativo de Rentabilidade

4/2021

4/2021
Regulamento

4/2020

4/2020

Para documentos antigos acesse nossa seção de documentos.

Outros fundos Renda Fixa

Renda Fixa

Fundo
Aberto

RF Absoluto

Fundo de renda fixa de retorno absoluto. Para investidores que buscam investimentos em renda fixa local e internacional.

saiba mais
Detalhe Fundo dot
Detalhe Fundo Linhas

Cadastre-se em nossa newsletter

E fique por dentro do mercado de fundos