Voltar

Reflexões

Isso é Esparta!

23 SET 2022

Imagem Isso é Esparta!

Receba insights da Kinea exclusivos diretamente no seu e-mail.
Assine nossa
newsletter.

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicados da Kinea e concorda com nossa Política de Privacidade.

A moderna guerra entre Chineses e Americanos

No século V a.C., a Guerra do Peloponeso colocou em conflito as poderosas cidades-estados Atenas e Esparta, que disputavam o domínio da Grécia Antiga. Com base nos relatos do historiador militar ateniense Tucídides, a preocupação espartana com o crescimento do poder de Atenas tornou a guerra inevitável. Anos passaram e o conceito da Armadilha de Tucídides ficou famoso nas ciências políticas, para descrever a tendência de confronto que surge quando uma potência emergente começa a ameaçar a hegemonia da potência existente.

Ao longo da história, várias potências disputaram o posto de principal economia global, com os louros subsequentes de ditar padrões de comércio, geopolítica e fluxos financeiros. Após a Primeira Guerra, os EUA sucederam a Inglaterra na liderança da economia mundial; Alemanha e Japão tentaram ocupar esse posto, mas perderam a Segunda Guerra; e a União Soviética se desfez nos anos 1990. Desde então, ninguém conseguiu rivalizar o poderio econômico dos “espartanos” americanos, pelo menos não até a última década, quando os “atenienses” chineses entraram no front…

Se os anos de crescimento astronômico, com urbanização e desenvolvimento tecnológico credenciaram a China economicamente ao embate, a vontade política de rivalizar com a primeira economia do mundo foi ficando mais evidente à medida que Xi Jinping consolidava seu poder. Caminhando para seu terceiro mandato, e com aspirações de se tornar tão importante na história quanto o revolucionário Mao Zedong, o líder chinês aprofundou relações com o oriente, criou iniciativas de investimento externo em países emergentes latinos e africanos e passou a investir rapidamente em ganho de poderio militar.

Mas será que a China está tão claramente no ponto de desafiar a hegemonia americana? Neste texto, vamos explorar uma série de desafios estruturais e conjunturais que a economia chinesa enfrenta, e tendem a tornar menos trivial a ideia de que a China é uma potência em vias de rivalizar diretamente com os Estados Unidos pelo posto de maior poder global.

Desafio #1: Demografia

O primeiro desafio é paradoxal: a China ficou conhecida por sua superlativa população de 1.4 bilhões, suas megacidades e sua política do filho único dos anos 80, dada preocupação de alimentar tanta gente numa economia que ainda se arrastava sobre bases rurais ineficientes. Hoje, no entanto, a demografia é inversa: a população já bastante urbana envelhece rápido e pode começar a contrair.Embora seja um país de renda média – de renda per capita comparável a México ou Brasil, o envelhecimento chinês se dá a taxas de países desenvolvidos. Projeções de longo-prazo apontam que o percentual de população idosa será, em algumas décadas, de níveis japoneses. Em outras palavras, se tornar um país rico antes de se tornar um país idoso é o primeiro desafio da potência chinesa. Sintoma disso é a suavização recente do controle de natalidade, com a reorientação da política para 2 ou 3 filhos por família.

Endereçar a superação da chamada “armadilha da renda média” conversa diretamente com a “prosperidade comum”, que hoje é o mote central nos discursos do líder chinês. A preocupação com redução dos custos de educação, saúde e moradia implica uma necessidade de modificação profunda dos motores de crescimento que sustentaram a economia nas últimas quatro – e, em particular – duas décadas.

Desafio #2: Mudança das Bases Econômicas

Mas por que a China precisa modificar seu modelo de crescimento, dado que ele foi bem-sucedido em fazer a economia crescer a taxas superiores a 7% ao ano e transformar a economia agrícola cooperativa no principal centro de manufatura do mundo? Essencialmente porque os entraves domésticos e externos se tornaram grandes demais para essa continuidade.

Dos anos 80, quando iniciou sua abertura econômica, até o início dos anos 2000, o modelo chinês de crescimento era a manufatura exportadora. Financiada por investimento direto estrangeiro para outsourcing de produção industrial dos países desenvolvidos, floresceu uma poderosa rede de logística e infraestrutura ao longo da costa chinesa, nas chamadas Zonas Econômicas Especiais.

A partir dos anos 2000, a urbanização rápida levou à nova corrida do ouro na China: o boom imobiliário. Sem muitas alternativas de poupança no setor financeiro e com a perspectiva de altas perenes de preços, a poupança das famílias passou a cada vez mais ser escoada para segundas ou terceiras propriedades. Com crédito farto, barato e, na prática, garantido pelo governo, grandes cidades foram construídas do dia para a noite por incorporadoras cada vez mais alavancadas.

Mas a “prosperidade comum” exige que casas sejam “para morar e não para especular”…

Desafio #3: O Mercado Imobiliário

Estima-se que a demanda estrutural por casas na China – ou seja, a demanda fundamental do mercado – seja cerca de 50% menor do que o nível atual de vendas. Isso se deve a dois principais fatores: o primeiro é a já mencionada tendência demográfica de menores incrementos populacionais, que traz consigo uma desaceleração natural da urbanização. O segundo é o fator especulativo: seja por falta de opções de poupança no setor financeiro, seja por acreditar que os preços de casas sempre subiriam, o fato é que famílias chinesas compraram mais casas nos últimos anos do que sua demanda demográfica era capaz de sustentar. Uma correção de médio-prazo se faz necessária.

Essa correção parece ter começado ao longo do último ano, com uma reversão brusca das vendas, novas construções e as primeiras quedas de preços em muito tempo. A China enfrenta hoje a maior crise de confiança que se tem notícia no setor imobiliário, com contração de vendas residenciais comparáveis às da crise do subprime americano, greves de pagadores de hipotecas e empreiteiras com dificuldades para
completar construções existentes.

Isso é Esparta

A causa mais ingênua para essa reversão poderia ser atribuída aos surtos de Covid, que seguem assolando o país, com sua política de tolerância zero. No entanto, preferimos acreditar que a crise tem um caráter autoimposto, justamente pela percepção de que o descolamento dos fundamentos foi longe demais.

A “prosperidade comum” passa por tornar acessível para a família média ter sua casa própria. Para tal, é preciso descasar o ciclo econômico do setor imobiliário. Mas para reduzir a participação de um setor que suporta 25% do PIB, é necessário romper paradigmas. E essa ruptura veio com um golpe de misericórdia no modelo que sustentou o boom imobiliário por 20 anos: o sistema de pré-vendas de imóveis.

Isso é Esparta

No afã de gerar crescimento econômico rápido, permitiu-se um sistema de alavancagem quase perpétua de construtores e governos provinciais, a partir de recursos obtidos com vendas de casas ainda não construídas. O aperto regulatório feito em 2021 com as “três linhas vermelhas” secou essa fonte e passou a fiscalizar de forma mais efetiva o uso desses recursos. Rompido o modelo de financiamento, ficou claro que a Evergrande era a regra e não a exceção: várias outras empreiteiras se encontram agora ilíquidas ou mesmo insolventes.

Apesar de ter engatilhado o processo, o governo está tentando colocar um piso sobre ele, com medidas para facilitar a demanda “rígida” e até financiamento mais direto para o término de propriedades incompletas, na tentativa de injetar confiança no setor. Tem também tentado criar demanda a partir de novos projetos de infraestrutura. É incerto o quão rápido será esse ajuste para a tendência sustentável, mas definitivamente o caminho é de não repetição da década anterior.

Desafio #4: O Conflito de Potências em um Mundo Globalizado

Para balancear a redução do setor imobiliário, o governo quer transicionar a economia para a indústria de alta tecnologia e o consumo sustentável. De forma simples, dado o baixo crescimento populacional e a incapacidade de contar com a construção para crescer, é necessário buscar fontes alternativas de produtividade para garantir desenvolvimento.

Sendo um país altamente dependente de combustíveis fósseis e com um mercado consumidor urbano cada vez maior, duas oportunidades interessantes se apresentam para essa transição: a aposta em energias renováveis e infraestrutura inteligente nas cidades. Mas se existem oportunidades, elas são ameaçadas por um fator crítico: a geopolítica da desconexão econômica entre oriente e ocidente.

Isso é EspartaHoje em dia, estar na fronteira tecnológica passa por ter capacidade de produção – ou no mínimo ter fornecedores confiáveis – do insumo mais valioso para a indústria de eletrônicos e suas ramificações: semicondutores. Se a China conta com investimentos estatais massivos no setor para tentar alcançar EUA, Japão e Coreia, ainda está longe do estado da arte dessa tecnologia. Mais importante, falta ao país o que foi fundamental para os dois colegas asiáticos: o alinhamento e até o apoio direto dos Estados Unidos na forma de investimentos.

Na realidade, a direção não poderia ser mais contrária: desde 2018 houve um acúmulo sem precedentes de atritos geopolíticos e econômicos. Nesse último front, é bastante ilustrativo o episódio da Huawei, que de promessa global de telecomunicações, passou a estrangulada por sanções na obtenção de insumos e isolada de mercados ocidentais.

Embora nenhuma empresa americana queira “deixar dinheiro na mesa” no grande mercado de consumo chinês, há uma clara atuação dos governos ocidentais para reduzir os investimentos e o compartilhamento de tecnologias de fronteira. Frear um modelo econômico de rápido crescimento, mas feito sobre bases opacas e pouco alinhadas com as democracias ocidentais e as práticas de mercado, virou consenso entre Democratas e Republicanos no Congresso Americano.

Não é por acaso que a prioridade número 1 do governo chinês, subjacente em várias de suas iniciativas econômicas e geopolíticas, é a redução de sua dependência do ocidente como provedor de insumos-chave para o funcionamento e o upgrade de sua economia. É disso que se trata toda discussão de segurança energética, militar, alimentar, financeira e tecnológica.

Se a lua de mel da China com o mundo nas últimas décadas foi fator fundamental para sua rápida expansão, continuar se desenvolvendo à revelia de vários de seus principais parceiros se coloca como restrição adicional importante para a próxima década.

***

O PIB da China deve crescer “míseros” 3% em 2022, frente a uma expectativa de 5% de produto potencial. Mesmo esses 3% parecem um falso positivo, dada a profunda contração do setor imobiliário e o fraco consumo afetado pelas subsequentes quarentenas de Covid zero. Uma estratégia convincente de saída da epidemia é, portanto, o primeiro obstáculo a se superar no próximo ano.

Em outubro, Xi Jinping deve garantir sua recondução ao posto de chefe máximo da nação. Passada a renovação política, deve se iniciar um movimento mais concertado para implementação das reformas econômicas: além de superar a Covid, estabilizar a sangria do mercado imobiliário sem recorrer a movimentos especulativos e garantir bases mais tecnológicas para a economia, ao mesmo tempo manobrando a geopolítica.

Subestimar a capacidade da economia chinesa de se reinventar nos parece um equívoco, a julgar pela impressionante evolução em 50 anos de uma economia essencialmente rural, agrária e miserável para uma sociedade urbana e com infraestrutura invejável mesmo para vários países ricos. Mas os desafios agora são substancialmente maiores, modelos antigos não podem mais ser replicados e a corrida contra o tempo do envelhecimento populacional aumenta.

***

A Guerra do Peloponeso terminou com a rendição de Atenas, mas, enfraquecida após 30 anos de conflito, Esparta foi facilmente conquistada pela Macedônia algum tempo depois, o que marcou o fim do Período Clássico da Grécia Antiga.

Vários países tentaram desafiar ou superar os EUA no último século e, como a história provou, nenhum deles conseguiu. A China deve enfrentar anos de menor crescimento à frente e os EUA também têm seus problemas domésticos e desafios para se manterem como centro de gravidade do mundo. Nesse ambiente, o crescimento e a estabilidade do mundo que nos acostumamos a ver nos últimos anos também se tornam mais incertos.

Isso é Esparta

***
Estamos sempre à disposição de nossos clientes e parceiros.

Kinea Investimentos

Saiba onde investir nos fundos Kinea

Entre em contato e saiba como adquirir um de nossos fundos.

Receba insights exclusivos

Cadastre-se em nossa newsletter

E fique por dentro do mercado de fundos

Ao se cadastrar você concordar com nossa Política de Privacidade.

Este material foi elaborado pela Kinea (Kinea Investimentos Ltda e Kinea Private Equity Investimentos S.A.), empresa do Grupo Itaú Unibanco. A Kinea não comercializa e nem distribui cotas de fundos de investimentos. Leia o regulamento e demais documentos legais do fundo antes de investir. Os fundos são supervisionados e fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Os fundos de condomínio aberto e não destinados a investidores qualificados possuem lâminas de informações essenciais. Estes documentos podem ser consultados no site da CVM http://www.cvm.gov.br/ ou no site dos respectivos Administradores dos fundos. Não há garantia de tratamento tributário de longo prazo para os fundos que informam buscar este tratamento no regulamento. Os fundos da Kinea não são registrados nos Estados Unidos da América sob o Investment Company Act de 1940 ou sob o Securities Act de 1933. Não podem ser oferecidos ou vendidos nos Estados Unidos da América ou em qualquer um de seus territórios, possessões ou áreas sujeitas a sua jurisdição, ou a pessoas que sejam consideradas como U.S. Persons para fins da regulamentação de mercado de capitais norte-americana. Os Fundos de Investimento da Kinea podem apresentar um alto grau de volatilidade e risco. Alguns fundos informam no regulamento que utilizam estratégias com derivativos como parte de sua política de investimento, que da forma que são adotadas, podem resultar em perdas de patrimônio financeiro para seus cotistas superiores ao capital aplicado, obrigando o cotista a aportar recursos adicionais para cobertura do fundo. É recomendada uma avaliação de performance de fundos de investimento em análise de no mínimo 12 meses. A rentabilidade passada não garante a rentabilidade futura e fundos de investimento não são garantidos pela Instituição Administradora, ou por qualquer mecanismo de seguro, ou ainda pelo Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Os Fundos de Investimento em Participações são fundos de condomínios fechados em que as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duração do fundo. Esta modalidade concentra a carteira em poucos ativos de baixa liquidez, o que pode resultar em perdas de patrimônio financeiro para seus cotistas que podem superar o capital aplicado, acarretando na obrigatoriedade do cotista aportar recursos adicionais para cobertura do fundo no caso de resultado negativo. Os Fundos de Investimento Imobiliário são fundos de condomínios fechados em que as cotas não são resgatáveis onde os cotistas podem ter dificuldade em alienar suas cotas no mercado secundário. Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios são fundos de condomínios abertos ou fechados, sendo que: (i) quando condomínios abertos, o resgate das cotas está condicionado à disponibilidade de caixa do fundo; e (ii) quando condomínios fechados, em que as cotas não são resgatáveis, os cotistas podem ter dificuldade em alienar suas cotas no mercado secundário. As opiniões, estimativas e projeções refletem o atual julgamento do responsável pelo seu conteúdo na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. As projeções utilizam dados históricos e suposições, de forma que devem ser realizadas as seguintes advertências: (1) Não estão livres de erros; (2) Não é possível garantir que os cenários obtidos venham efetivamente a ocorrer; (3) Não configuram, em nenhuma hipótese, promessa ou garantia de retorno esperado nem de exposição máxima de perda; e (4) Não devem ser utilizadas para embasar nenhum procedimento administrativo perante órgãos fiscalizadores ou reguladores. Este conteúdo é informativo e não constitui nem deve ser interpretado como oferta ou solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócios específica, qualquer que seja a jurisdição. Algumas das informações aqui contidas foram obtidas com base em dados de mercado e de fontes públicas consideradas confiáveis. O Grupo Itaú Unibanco e a Kinea não declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações e se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização desse material e de seu conteúdo. Esse material não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da Kinea. Quaisquer outras informações ou esclarecimentos sobre o Fundo poderão ser obtidos com o Administrador e o Gestor, através do e-mail: relacionamento@kinea.com.br