Voltar

Insights

Dançando na boca do vulcão

17 AGO 2022

Imagem Dançando na boca do vulcão

Receba insights da Kinea exclusivos diretamente no seu e-mail.
Assine nossa
newsletter.

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicados da Kinea e concorda com nossa Política de Privacidade.

Os riscos associados com o S&P 500 em caso de recessão

Nenhum mercado parece mais invencível para o investidor que o mercado acionário dos Estados Unidos, principalmente após o recente rally de 15% – 20% nos principais índices.

Uma década de energia barata, mão-de-obra abundante vinda do oriente, crescimento das empresas de tecnologia e custos financeiros baixíssimos causaram uma expansão de lucros que, quando adicionada aos constantes pacotes de auxílio promovidos pelos bancos centrais, fizeram dessa classe de ativos um frisson global, eliminando as memórias da década perdida após o estouro da bolha da Nasdaq no início do século.

Dançando na boca do vulcão

Entretanto, é nesse sentimento de invencibilidade que pode residir o principal risco para essa classe de ativos. Chegamos no início desse ano com uma combinação perigosíssima: lucros bem acima de sua tendência histórica e taxas de juros reais extremamente baixas, causando uma expansão do índice preço – lucro sobre uma base já inflada de lucros.

Importante ressaltar que a história nos proporciona diversos períodos em que o invencível S&P 500 passou não só por meses, mas anos, e até décadas, de consolidação. Após a bolha da Nasdaq em 2000, o índice passou 12 anos sem progredir em virtude dos múltiplos elevados de partida. Nos anos 70, o descontrole inflacionário gerou outro período de mais de uma década de consolidação. Valuations elevadas e problemas inflacionários nos parecem familiares com o cenário atual.

Dançando na boca do vulcão

No momento em que escrevíamos esse Kinea Insights, o S&P 500 corrigia modestos 10% de sua máxima histórica, quando chegou a negociar com um índice preço – lucro próximo a 22x. Importante mencionar que a correção no índice preço – lucro, até o momento, não compensa nem mesmo a elevação das taxas de juros desde o início do ano: o S&P 500 trabalha hoje com um prêmio de risco menor que no início do ano.

Dançando na boca do vulcão

Desde o início do ano, vivemos uma série de incertezas na economia global: queda das projeções de crescimento, guerra Rússia – Ucrânia, elevação de expectativas inflacionárias, uma séria crise energética na Europa e deterioração da crise imobiliária na China. Entretanto, a resposta do mercado foi simplesmente reduzir o prêmio de risco de ações a despeito do início de revisões negativas para os lucros do próximo ano.

Dançando na boca do vulcão

Devemos ler no comportamento do mercado que o pior já está no passado e tudo não passou de um sonho ruim? Infelizmente, não pensamos que o mercado possui essa onisciência em relação ao destino da economia. Processos de correção no mercado acionário podem se dar em longos períodos de tempo, como nas duas décadas acima mencionadas.

Gostamos sempre de trazer dois anedóticos para refrescar a memória de nossos leitores: na grande recessão de 2008, o S&P 500 fez “new highs” DEPOIS da implosão dos fundos do Bear Sterns e, incrivelmente, fechou a semana da quebra da Lehman Brothers PARA CIMA. O mercado tem um alto grau de eficiência, mas isso não pode e não deve ser confundido com onisciência.

Dançando na boca do vulcão

Lucros: o fiel da balança para o mercado acionário

O mercado sempre é um mecanismo antecipatório. Podemos tentar ler no comportamento de preços que, até o momento, os participantes do mercado reconheceram que taxas mais altas deveriam corresponder a alguma contração de múltiplos. Entretanto, o que devemos pensar com relação aos lucros?

O comportamento de lucros em uma desaceleração é um dos fatores menos compreendidos em ciclos econômicos. De modo geral, os lucros no mercado acionário são muito resilientes, mesmo em caso de desacelerações econômicas, somente cedendo de forma mais contundente em caso de recessões.

Dançando na boca do vulcão

A pergunta então seria: em caso de recessões, quando e quanto os lucros caem? Nossa análise sugere que os lucros começam a ser revisados de modo significativo para baixo justamente no início de uma recessão. O problema é que o início de uma recessão só é declarado oficialmente meses após o fato.

Dançando na boca do vulcão

Esse fato parece explicar a resiliência do S&P 500 até o momento, mas ao mesmo tempo expõe seu maior risco. Com fortes dados no mercado de trabalho, poucos participantes acreditam que uma recessão nos Estados Unidos está próxima ou presente. Como consequência, em um cenário onde lucros não devem cair fortemente, o mercado trabalha simplesmente com o cenário de contração de múltiplos por taxas mais altas.

O que pode ocorrer em caso de recessão nos Estados Unidos?

Nosso cenário central de investimentos considera que o mundo está em um processo de desaceleração que, no mínimo, terá como consequência uma recessão industrial.

Essa desaceleração é uma consequência de uma série de fatores, como aperto de condições financeiras, queda de demanda de bens com elevados estoques, crise energética na Europa e a crise imobiliária na China.

Em caso de recessão nos Estados Unidos, nosso estudo aponta que lucros, na média, apresentam queda de cerca de 15%, acompanhado de uma contração de múltiplos de 25%.

Aplicando isso na situação atual, chegaríamos a um múltiplo justo próximo de 16,1x (abaixo do nível atual).

Dançando na boca do vulcão

Esse múltiplo ajustado, combinado com uma contração de lucros em linha com padrões históricos, nos aproximaria de um lucro por ação próximo a US$204, gerando como consequência uma estimativa recessionária para o S&P 500 ao redor de 3270. Tal resultado levaria o índice para níveis observados no período pré-Covid, com uma queda potencial de cerca de 24% do ponto atual.

Dançando na boca do vulcão

Esse resultado pode parecer duro, mas quando comparamos com o comportamento do índice em crises passadas, como a bolha de tecnologia dos anos 2000 ou a grande crise financeira de 2008, estaríamos sugerindo uma queda bem mais modesta do que a ocorrida durante esses episódios. Na verdade, estaríamos observando um padrão similar a recessões mais modestas do passado.

E se a recessão não vier?

E caso a recessão não ocorra? Supondo que na verdade o FED tenha sucesso em realizar o chamado “soft landing”, sendo capaz de domar uma inflação nos patamares de 8-9%, e um mercado de trabalho bastante apertado, sem recessionar a economia.

Nesse caso, consideramos que seria razoável assumir que o índice preço – lucro se ajustaria simplesmente para reconhecer as taxas de juros mais altas presentes na economia, e que as projeções de lucro do mercado estariam corretas.

O problema que vemos nesse cenário passa a ser a valuation. Aplicando um múltiplo de 18x, que consideramos justo para esse cenário mais otimista, sobre a projeção de lucros de $244 para 2023, chegaríamos a um valor justo para o índice próximo de 4.392, somente 2% acima dos níveis atuais.

Compreendemos que o índice preço – lucro é uma variável sobre a qual temos pouco controle, e pode se expandir para proporcionar retornos maiores ao S&P 500 nos próximos meses. Entretanto, temos dificuldade em justificar, no fundamento, maior expansão desse múltiplo, e consequente contração adicional do prêmio de risco de mercado, vis-à-vis a trajetória mais agressiva de juros que imaginamos em um cenário não recessivo.

***

Nos incomoda o fato de que em meio a todos fatores de risco presentes, combinados com um FED determinado em controlar o processo inflacionário, a precificação de risco recessivo para os próximos meses não esteja presente no mercado acionário norte-americano, e preferimos carregar uma posição vendida em nossos fundos.

Talvez o “Calcanhar de Aquiles” do S&P 500 esteja justamente na aura de invencibilidade que circunda esse ativo, que já possui míticas proporções no imaginário de investidores ao redor do planeta.

Nada é certo nos mercados e, talvez, os Estados Unidos consigam o feito de controlar uma inflação a níveis tão elevados sem recessionar a economia. Entretanto, se considerarmos uma probabilidade de 50% – 50% de os Estados Unidos entrarem em recessão nos próximos trimestres, consideramos que nossa posição vendida apresenta um risco – retorno apropriado.

Na Kinea prezamos uma construção balanceada de portfólio, onde diversos cenários são considerados e ativos calibrados em acordo com probabilidades desses cenários. Por exemplo, obtivemos um bom resultado em julho, mesmo estando vendidos em ações globais em um mês em que as mesmas apresentaram um dos seus melhores retornos em décadas.

Enquanto observarmos um risco – retorno adequado, devemos manter nosso posicionamento corrente, mas sempre nos adaptando ao mercado e aos dados que vierem a se apresentar nos meses subsequentes.

continua após a newsletter

Receba insights da Kinea exclusivos diretamente no seu e-mail.
Assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicados da Kinea e concorda com nossa Política de Privacidade.

Estamos sempre à disposição de nossos clientes e parceiros.

Kinea Investimentos

 

Saiba onde investir nos fundos Kinea

Entre em contato e saiba como adquirir um de nossos fundos.

Receba insights exclusivos

Cadastre-se em nossa newsletter

E fique por dentro do mercado de fundos

Ao se cadastrar você concordar com nossa Política de Privacidade.

Este material foi elaborado pela Kinea (Kinea Investimentos Ltda e Kinea Private Equity Investimentos S.A.), empresa do Grupo Itaú Unibanco. A Kinea não comercializa e nem distribui cotas de fundos de investimentos. Leia o regulamento e demais documentos legais do fundo antes de investir. Os fundos são supervisionados e fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Os fundos de condomínio aberto e não destinados a investidores qualificados possuem lâminas de informações essenciais. Estes documentos podem ser consultados no site da CVM http://www.cvm.gov.br/ ou no site dos respectivos Administradores dos fundos. Não há garantia de tratamento tributário de longo prazo para os fundos que informam buscar este tratamento no regulamento. Os fundos da Kinea não são registrados nos Estados Unidos da América sob o Investment Company Act de 1940 ou sob o Securities Act de 1933. Não podem ser oferecidos ou vendidos nos Estados Unidos da América ou em qualquer um de seus territórios, possessões ou áreas sujeitas a sua jurisdição, ou a pessoas que sejam consideradas como U.S. Persons para fins da regulamentação de mercado de capitais norte-americana. Os Fundos de Investimento da Kinea podem apresentar um alto grau de volatilidade e risco. Alguns fundos informam no regulamento que utilizam estratégias com derivativos como parte de sua política de investimento, que da forma que são adotadas, podem resultar em perdas de patrimônio financeiro para seus cotistas superiores ao capital aplicado, obrigando o cotista a aportar recursos adicionais para cobertura do fundo. É recomendada uma avaliação de performance de fundos de investimento em análise de no mínimo 12 meses. A rentabilidade passada não garante a rentabilidade futura e fundos de investimento não são garantidos pela Instituição Administradora, ou por qualquer mecanismo de seguro, ou ainda pelo Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Os Fundos de Investimento em Participações são fundos de condomínios fechados em que as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duração do fundo. Esta modalidade concentra a carteira em poucos ativos de baixa liquidez, o que pode resultar em perdas de patrimônio financeiro para seus cotistas que podem superar o capital aplicado, acarretando na obrigatoriedade do cotista aportar recursos adicionais para cobertura do fundo no caso de resultado negativo. Os Fundos de Investimento Imobiliário são fundos de condomínios fechados em que as cotas não são resgatáveis onde os cotistas podem ter dificuldade em alienar suas cotas no mercado secundário. Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios são fundos de condomínios abertos ou fechados, sendo que: (i) quando condomínios abertos, o resgate das cotas está condicionado à disponibilidade de caixa do fundo; e (ii) quando condomínios fechados, em que as cotas não são resgatáveis, os cotistas podem ter dificuldade em alienar suas cotas no mercado secundário. As opiniões, estimativas e projeções refletem o atual julgamento do responsável pelo seu conteúdo na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. As projeções utilizam dados históricos e suposições, de forma que devem ser realizadas as seguintes advertências: (1) Não estão livres de erros; (2) Não é possível garantir que os cenários obtidos venham efetivamente a ocorrer; (3) Não configuram, em nenhuma hipótese, promessa ou garantia de retorno esperado nem de exposição máxima de perda; e (4) Não devem ser utilizadas para embasar nenhum procedimento administrativo perante órgãos fiscalizadores ou reguladores. Este conteúdo é informativo e não constitui nem deve ser interpretado como oferta ou solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócios específica, qualquer que seja a jurisdição. Algumas das informações aqui contidas foram obtidas com base em dados de mercado e de fontes públicas consideradas confiáveis. O Grupo Itaú Unibanco e a Kinea não declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações e se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização desse material e de seu conteúdo. Esse material não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da Kinea. Quaisquer outras informações ou esclarecimentos sobre o Fundo poderão ser obtidos com o Administrador e o Gestor, através do e-mail: relacionamento@kinea.com.br