Voltar

Cartas do Gestor

Como treinar seu dragão

30 NOV 2021

Imagem Como treinar seu dragão

Receba insights da Kinea exclusivos diretamente no seu e-mail.
Assine nossa
newsletter.

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicados da Kinea e concorda com nossa Política de Privacidade.

As prioridades nos Estados Unidos devem migrar da criação de empregos para o controle da inflação, e o vírus volta a assustar com nova cepa.

ESTADOS UNIDOS: DO CRESCIMENTO À INFLAÇÃO

O economista Thomas Sowell certa vez mencionou que “o primeiro objetivo de qualquer político é se eleger, o segundo é se reeleger, o terceiro… o terceiro eu não tenho a menor ideia qual seja.”

Sem dúvida essa é a “espada de Damocles” que paira sobre a cabeça de Joe Biden e toda a administração democrata a um ano das eleições de 2022, que vão determinar a manutenção ou não do controle que democratas mantém no congresso. Perder o congresso significa perder a capacidade de passar nova legislação em um Estados Unidos de lados polarizados. Em outras palavras, significa perder o trono.

Nesse Game of Thrones moderno, um novo personagem tomou conta da sala: sai o vírus e entra na arena o dragão da inflação, o novo inimigo do eleitor norte-americano: lockdowns e desemprego aos poucos se desfazem da memória dos eleitores, e a perda de poder aquisitivo se torna um tema dominante.

continua após a newsletter

Receba insights da Kinea exclusivos diretamente no seu e-mail.
Assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicados da Kinea e concorda com nossa Política de Privacidade.

Durante os últimos meses, os frutos do enorme esforço monetário-fiscal dos Estados Unidos se tornaram presentes: o país tem dez milhões de vagas de emprego abertas, número superior ao de ainda desempregados. Os indicadores econômicos antecedentes, como PMIs, vendas ao varejo, e novas vagas de empregos estão mostrando aceleração nos últimos meses. Por essas razões, o eleitor gradualmente passa a se preocupar menos com sua empregabilidade.

Nivel de preocupação com os temas inflação e Covid | Jolts: abertura de vagas

Entretanto, as pesquisas de opinião começam a mostrar insatisfação com a perda do poder aquisitivo. O preço da gasolina, bens e serviços relembram diariamente ao eleitor que, embora empregado, sua renda real está caindo.

continua após a newsletter

Receba insights da Kinea exclusivos diretamente no seu e-mail.
Assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicados da Kinea e concorda com nossa Política de Privacidade.

Similar às questões relacionadas ao vírus, debater a “letalidade” desse processo inflacionário é uma questão de segunda ordem em relação ao impacto político: pesquisas como a confiança do consumidor da universidade de Michigan indicam que esse tema virou prioridade para o eleitor, e pior, a maioria já culpa a administração atual pelo descontrole inflacionário.

Otto von Bismarck, político responsável pela unificação da Alemanha, definiu a política como arte do possível, daquilo que pode ser atingido. No novo cenário político norte-americano, Joe Biden terá que entrar na arena para enfrentar o dragão e tentar domesticá-lo. Falha nessa tarefa implica perder o trono nas eleições de 2022. Como em Game of Thrones, sem o controle do dragão, rei morto pode ser rei deposto.

U-Michigan: condições para compras de bens duráveis | Probabilidade de controle da house em 2022

É natural então que menções à inflação passem a fazer parte do vocabulário do partido com seus eleitores. Passa a ser compreensível que um Banco Central tão preocupado com empregos e recuperação até o momento passe a ter seus membros quase diariamente indo a público mencionar a necessidade de reagir aos riscos inflacionários presentes. Se torna compreensível que expoentes do pensamento do partido, como o ex-secretário do tesouro Larry Summers, ganhem mais voz entre democratas com o encargo de controlar o dragão. Entendemos também porque Jay Powell, um republicano, é reconduzido à presidência do FED e a democrata Lael Brainard, de visões mais acomodatícias, é preterida no momento.

Consideramos que o desconforto mencionado por diversos membros do FED com relação aos riscos inflacionários abriu a possibilidade para um processo de tapering mais curto e um movimento mais forte de normalização de juros.

Em nosso portfólio, uma vez que crescimento cede espaço para controle inflacionário, mantemos posicionamento tomado nos juros norte-americanos, com parte do portfólio migrando para juros reais, uma vez que a postura anti-inflacionária deve, em algum momento, se fazer sentir na inflação implícita dos Estados Unidos.

Outro tema que vem junto com uma postura inflacionária mais séria é uma performance mais consistente da moeda norte-americana em relação aos seus pares. Nessa questão, não só o diferencial de juros deve ajudar, como também o fato que, mais recentemente, os Estados Unidos têm se destacado na reaceleração do crescimento em relação a seus pares.

OMICRON: UMA NOVA CEPA E OS EFEITOS DA ONDA EUROPÉIA

Nos últimos dias de novembro o mundo foi novamente pego de surpresa com a notícia de uma nova cepa do coronavírus identificada inicialmente no continente africano. Até o momento que finalizamos nossa carta pouco ainda se sabe sobre a natureza dessa nova cepa e as primeiras indicações eram de alta transmissibilidade, mas sem informações sobre letalidade ou capacidade de evadir vacinas. Como fizemos durante toda essa pandemia, vamos aprender sobre essa nova cepa e, se necessário, ajustar nossas estratégias a potenciais mudanças no cenário econômico global.

Novos casos de Covid na zona do Euro

Diferencial de juros de EUA e Europa e dólar índice

Já estamos vivendo uma nova onda do vírus na Europa, a qual recentemente levou a um lockdown na Áustria e dúvidas sobre a necessidade de medidas mais restritivas na Alemanha. Essa nova onda já gerou efeitos nos juros e nas moedas europeias, com má performance do Euro durante o mês de novembro e fechamento de juros no continente. Nosso posicionamento em dólar e juros nos Estados Unidos – e não na Europa, beneficiou o resultado do mês. Estamos atentos ao desenvolvimento de novas ondas durante o período de inverno.

Outro efeito do vírus no mês foi um forte impacto no preço do petróleo, o qual sofreu uma correção de mais de 20% de seu pico mais recente. Na Black Friday, dia do anúncio da nova cepa do vírus, a commodity chegou a cair 14% em um só dia, uma das maiores quedas diárias já registradas em sua história.

Nossa visão é que o desequilíbrio entre oferta e demanda de petróleo deve permanecer ao longo dos próximos meses, com a OPEP mantendo controle sobre esse mercado, e que o anúncio de redução de reservas estratégicas por parte dos Estados Unidos e outros países é pouco relevante para o balanço do mercado. Permanecemos com posição comprada na commodity.

EUA - Demanda de petróleo | EUA - Estoques comerciais

BRASIL: SEM CRESCIMENTO, MAS BARATO O SUFICIENTE

Costumamos dizer que o investidor global, ao alocar em mercados emergentes, busca três diferenciais possíveis: (1) o diferencial de crescimento, (2) o diferencial de “carrego”, ou (3) o diferencial de preço. Em outras palavras, se uma geografia emergente não está crescendo ela tem que oferecer carrego diferenciado ou se tornar barata o suficiente para merecer alocação.

Quando olhamos para o Brasil, no momento, certamente o diferencial de crescimento não está a nosso favor. Após uma década de queda na renda per capita do país, vamos novamente enfrentar um ano difícil em 2022 com baixo crescimento econômico mesmo considerando o enorme hiato de produto e empregos que temos no momento.

Carry-to-vol

Entretanto, nos outros dois quesitos, carrego e preço, o Brasil começa a parecer atrativo. Com os aumentos sucessivos da SELIC e elevação dos juros na curva, nossa moeda a cada dia conta com um carrego mais diferenciado em termos de juros nominais e reais em relação aos seus pares globais. Não só temos uma moeda barata, mas logo passaremos a ter um dos maiores carregos do mercado global.

Taa de câmbio real efetiva (REER)

Na bolsa, o prêmio de risco em relação à renda fixa atingiu níveis não vistos no passado recente, sendo o maior patamar observados das últimas décadas, superior mesmo ao pico observado durante os piores momentos do governo Dilma.

ERP Ex-Petrobrás e Vale | BR: PIB Trimestral 1T01 = 100

Na renda fixa, a curva já precifica SELIC superior a 13% na metade de 2022, sugerindo que ofereceremos uma das maiores taxas de juros reais do planeta no próximo ano. Também a inflação implícita na curva para anos subsequentes se encontra em patamares superiores a 6%, sugerindo perda de metas inflacionárias pelo BACEN.

Fantasy Dragons

Em resumo, reconhecemos as dificuldades estruturais de nosso país para entregar crescimento, mas consideramos que os níveis de preços atuais não podem ser ignorados e continuamos a agir taticamente com viés de compra para os ativos locais.

Assim, temos em Brasil, no momento, uma posição comprada em bolsa via nosso livro long-biased, embora ainda em empresas de características defensivas. Na renda fixa temos posição tática aplicada na parte curta da curva juntamente com posição tomada em inclinação com venda de inflação implícita para o período 2023-2025.

***

Estamos sempre à disposição de nossos clientes e parceiros.

Kinea Investimentos

Saiba onde investir nos fundos Kinea

Entre em contato e saiba como adquirir um de nossos fundos.

Receba insights exclusivos

Cadastre-se em nossa newsletter

E fique por dentro do mercado de fundos

Ao se cadastrar você concordar com nossa Política de Privacidade.

Este material foi elaborado pela Kinea (Kinea Investimentos Ltda e Kinea Private Equity Investimentos S.A.), empresa do Grupo Itaú Unibanco. A Kinea não comercializa e nem distribui cotas de fundos de investimentos. Leia o regulamento e demais documentos legais do fundo antes de investir. Os fundos são supervisionados e fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Os fundos de condomínio aberto e não destinados a investidores qualificados possuem lâminas de informações essenciais. Estes documentos podem ser consultados no site da CVM http://www.cvm.gov.br/ ou no site dos respectivos Administradores dos fundos. Não há garantia de tratamento tributário de longo prazo para os fundos que informam buscar este tratamento no regulamento. Os fundos da Kinea não são registrados nos Estados Unidos da América sob o Investment Company Act de 1940 ou sob o Securities Act de 1933. Não podem ser oferecidos ou vendidos nos Estados Unidos da América ou em qualquer um de seus territórios, possessões ou áreas sujeitas a sua jurisdição, ou a pessoas que sejam consideradas como U.S. Persons para fins da regulamentação de mercado de capitais norte-americana. Os Fundos de Investimento da Kinea podem apresentar um alto grau de volatilidade e risco. Alguns fundos informam no regulamento que utilizam estratégias com derivativos como parte de sua política de investimento, que da forma que são adotadas, podem resultar em perdas de patrimônio financeiro para seus cotistas superiores ao capital aplicado, obrigando o cotista a aportar recursos adicionais para cobertura do fundo. É recomendada uma avaliação de performance de fundos de investimento em análise de no mínimo 12 meses. A rentabilidade passada não garante a rentabilidade futura e fundos de investimento não são garantidos pela Instituição Administradora, ou por qualquer mecanismo de seguro, ou ainda pelo Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Os Fundos de Investimento em Participações são fundos de condomínios fechados em que as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duração do fundo. Esta modalidade concentra a carteira em poucos ativos de baixa liquidez, o que pode resultar em perdas de patrimônio financeiro para seus cotistas que podem superar o capital aplicado, acarretando na obrigatoriedade do cotista aportar recursos adicionais para cobertura do fundo no caso de resultado negativo. Os Fundos de Investimento Imobiliário são fundos de condomínios fechados em que as cotas não são resgatáveis onde os cotistas podem ter dificuldade em alienar suas cotas no mercado secundário. Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios são fundos de condomínios abertos ou fechados, sendo que: (i) quando condomínios abertos, o resgate das cotas está condicionado à disponibilidade de caixa do fundo; e (ii) quando condomínios fechados, em que as cotas não são resgatáveis, os cotistas podem ter dificuldade em alienar suas cotas no mercado secundário. As opiniões, estimativas e projeções refletem o atual julgamento do responsável pelo seu conteúdo na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. As projeções utilizam dados históricos e suposições, de forma que devem ser realizadas as seguintes advertências: (1) Não estão livres de erros; (2) Não é possível garantir que os cenários obtidos venham efetivamente a ocorrer; (3) Não configuram, em nenhuma hipótese, promessa ou garantia de retorno esperado nem de exposição máxima de perda; e (4) Não devem ser utilizadas para embasar nenhum procedimento administrativo perante órgãos fiscalizadores ou reguladores. Este conteúdo é informativo e não constitui nem deve ser interpretado como oferta ou solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócios específica, qualquer que seja a jurisdição. Algumas das informações aqui contidas foram obtidas com base em dados de mercado e de fontes públicas consideradas confiáveis. O Grupo Itaú Unibanco e a Kinea não declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações e se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização desse material e de seu conteúdo. Esse material não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da Kinea. Quaisquer outras informações ou esclarecimentos sobre o Fundo poderão ser obtidos com o Administrador e o Gestor, através do e-mail: relacionamento@kinea.com.br