Voltar

Insights

O exterminador do futuro: amigo ou inimigo?

16 MAR 2023

Imagem O exterminador do futuro: amigo ou inimigo?

Receba insights da Kinea exclusivos diretamente no seu e-mail.
Assine nossa
newsletter.

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicados da Kinea e concorda com nossa Política de Privacidade.

A Inteligência Artificial pode ser a solução para o crescimento global

No filme o Exterminador do Futuro, estrelado em 1985 por Arnold Schwarzenegger, um sistema de inteligência artificial (SkyNet) se torna consciente e deflagra um ataque nuclear, destruindo a civilização e trazendo um futuro distópico para a humanidade. No filme, SkyNet se tornaria consciente em 1997, 26 anos atrás.

Esse exemplo ilustra duas características associadas à inteligência artificial (IA): primeiramente tem sido uma promessa que sempre parece estar uma década no futuro, entregando menos que o esperado. Em segundo lugar, muitos associam o avanço da IA como perigoso para empregos e, no limite, para a humanidade. Será a inteligência artificial nossa amiga ou inimiga?

A inteligência artificial é a maior promessa do século XXI

Nos últimos anos, o mundo tem se tornado cada vez mais digital, levando a uma geração de dados em volumes nunca vistos. Para se ter uma ideia, hoje mais dados são criados por hora, do que em um ano inteiro na virada do século. Existem tantos dados que seria preciso mais de um trilhão de iphones 128GB para armazená-los! Mas ainda assim, apenas 1% disso é capturado, armazenado e usado. Parece um desperdício, não?

Mas isso está prestes a mudar. Estamos em um momento decisivo em que a inteligência artificial caminha para a adoção em massa, permitindo a possibilidade de capitalizar totalmente a revolução dos dados e acelerar o ritmo de produção global.

IA é a tecnologia que permite que máquinas executem tarefas tipicamente humanas. Robôs que analisam dados, dirigem, programam, compõem músicas e até descobrem curas. Esses são só alguns dos produtos do enorme mercado que está por vir.

Vimos os anos 2010 como a década das “Big 5”: (Facebook, Amazon, Apple, Microsoft e Google), que tiveram suas ações valorizando mais de 1000%, principalmente pela inteligência de dados. Essas empresas têm em comum a capacidade de utilizar dados coletados para a predição de recomendações de produtos de acordo com o perfil do cliente, aumentando a eficiência de vendas.

Como as ferramentas de IA revolucionam a inteligência de dados, elas têm um potencial incrivelmente alto. A IA pode permitir uma descoberta mais eficiente das preferências do consumidor, reunindo e analisando dados e estimulando o consumo.

Há sinais claros que mostram o poder da tecnologia de IA. Já nos primeiros cinco dias após a liberação do ChatGPT, ferramenta de IA que desempenha diversas tarefas sob comandos, ele atingiu um milhão de usuários. Foram um bilhão de visitas em três meses e uma taxa de adoção 3x a do TikTok e 10x a do Instagram.

Outro possível impacto dessa tecnologia é a otimização do tempo: IA pode economizar tempo dos funcionários, como por exemplo, ajudando a resumir textos técnicos para pesquisa, relatórios de empresas, ajudando a programar e criar músicas.

Existem até mesmo veículos autônomos hoje, o piloto automático da Tesla permite que a pessoa possa dormir ou utilizar seu tempo de outra forma enquanto o veículo faz o trabalho sozinho. A Gartner projeta que, em 2030, meio bilhão de usuários economizarão duas horas por dia devido a IA.

Essa evolução na produtividade é essencial, já que estamos desacelerando nas últimas décadas.

Precisamos de novas tecnologias: estamos perdendo produtividade e crescendo menos!

As invenções do século XX foram instrumentais em liberar a força de trabalho de um eterno suplício de trabalhos manuais e prevenir mortes prematuras. Pouco podemos imaginar o quanto a produtividade cresceu com a eletricidade, carros, aviões, máquina de lavar, ar-condicionado, entre outros.

Depois do forte crescimento que vivemos no fim do século XIX e primeira metade do século XX, curiosamente ao mesmo tempo que os computadores chegavam ao mundo, ao redor de 1980, o crescimento começou a desacelerar nas maiores economias do mundo.

Após a crise financeira de 2008, juntamente com o surgimento das grandes empresas de tecnologia nos Estados Unidos, essa desaceleração se mostrou mais presente, com os Estados Unidos crescendo menos que 2% ao ano e a Europa meramente 1% a.a.

Parte desse fenômeno é devido ao desenvolvimento digital ter ocorrido em áreas mais estreitas da atividade humana: comunicação, manipulação de dados e entretenimento. Por exemplo, o crescimento da produtividade nos Estados Unidos após 1970 caiu para 1/3 do crescimento entre 1920 e 1970.

Em resumo, após mais de 20 anos de internet, temos pouco a mostrar em termos de ganhos de produtividade nas principais economias, particularmente no berço da revolução tecnológica, os Estados Unidos.

Na verdade, o oposto tem ocorrido, a economia americana tem se endividado mais e gerado menos PIB por quantidade de dívida. Além disso, o governo tem crescido em relação ao total da economia e diminuído a participação do setor privado que, por definição, é mais produtivo.

Será que IA pode ser a tecnologia que irá retomar o caminho da produtividade?

Inteligências artificiais que marcaram a história

Para a tecnologia de IA evoluir ao ponto atual, um longo caminho já foi percorrido.

Na guerra fria, uma das principais rivalidades entre Estados Unidos e União Soviética era a supremacia intelectual. Os soviéticos levavam a sério os campeonatos de xadrez, pois por meio dele podiam mostrar sua superioridade em raciocínio lógico.

Na época, eles eram campeões mundiais, liderados por Garry Kasparov. Eram tidos como imbatíveis, até que em 1997, a derrota de Kasparov pela IA DeepBlue ficou conhecida mundialmente. A cena de um soviético sendo derrotado por uma máquina americana foi um marco na história.

Em 2011, a inteligência artificial IBM Watson foi vencedora em um programa de TV de perguntas e respostas “Jeopardy!” contra os campeões da edição passada Brad Rutter e Ken Jennings, valendo o prêmio de um milhão de dólares. O feito desse sistema foi marcante por reforçar o imaginário que um dia a máquina poderia, pelo menos em certas tarefas, superar a incrível mente humana.

Já em 2016, a IA “AlphaGO”, desenvolvido pela DeepMind (empresa do Google), derrotou o sul-coreano Lee Sedol que era, na época, 18 vezes campeão mundial do jogo de tabuleiro “Go”. Lee Sedol se aposentou na carreira de jogador e disse a célebre frase: “mesmo se eu me tornar o número um, existe uma entidade que não pode ser derrotada”. Assista ao filme premiado dessa história:  AlphaGo – O Filme.

A partir de 2018, os milestones de IA passaram a gerar valor. O AlphaFold, também desenvolvido pela DeepMind, determinou a estrutura de uma proteína apenas com sua fórmula química, uma tarefa bem difícil para os humanos. Isso é imprescindível na criação de novos remédios, já que as proteínas precisam ter formas específicas para reagir com o nosso corpo.

O precursor desse tipo de produto já existe, a Insilico Medicine é uma empresa de biotecnologia, com sede em Hong Kong, que combina genética e deep learning para a descoberta de medicamentos.

Por fim, em 2022, a criatividade da IA passou a alcançar o público geral. O Dall-E 2 com imagens e o ChatGPT com textos, geram conteúdo a partir de instruções humanas. O potencial de valor é enorme. As ferramentas de geração de imagem já conseguem contribuir no mercado de design por sua capacidade de criação de acordo com os detalhes pedidos:

No caso do ChatGPT, ele foi aprovado no MBA em Wharton, na prova de Medicina e Direito de Stanford, entre vários outros testes.

Integração ou o risco de obsolescência para os profissionais

Após alguns dias utilizando o ChatGPT em nossas atividades, concluímos que em alguns anos teremos duas classes de pessoas no mercado de trabalho: as que aprenderão a utilizar a IA em suas atividades e aumentarão sua produtividade, e as que se colocarão em risco por não a integrar.

A utilização dessas ferramentas traz novas habilidades inimagináveis, verdadeiros superpoderes: ilustradores hoje geram milhares de imagens por semana para seus projetos, compositores compõem com extrema velocidade e melhor qualidade, arquitetos usam IA para criar projetos a partir de uma ideia inicial, como o projeto abaixo, por exemplo.

Se imaginarmos que a tarefa da tecnologia é liberar o ser humano para atividades criativas, a IA é o ápice desse processo: onde a própria máquina contribui ativamente no processo criativo, liberando o profissional para conectar ideias e gerar as perguntas certas no seu objetivo de análise, marketing ou produção.

E esse é apenas o início de um longo processo de integração. Perguntamos ao ChatGPT quais as próximas tecnologias de IA, eis a resposta:

Mesmo os que consideram que hoje as capacidades de IA estão aquém do requerido por suas profissões, devem lembrar que essas ferramentas estão evoluindo rapidamente. Levou somente quatro horas para o AlphaGo aprender xadrez, jogando contra si mesmo, e derrotar a IA então campeã mundial. Nesse campo, os desenvolvimentos podem ser extremamente rápidos.

Onde investimos hoje em oportunidades relacionadas com IA

Perguntamos ao ChatGPT quais seriam as principais empresas de IA para investimentos. A resposta é praticamente indistinguível da resposta de um analista do setor.

Entre essas empresas, escolhemos detalhar o caso da Nvidia, empresa responsável pelos chips mais avançados utilizados para a inteligência artificial, os chamados GPUs.

Todas as Big Techs citadas como fortes players de inteligência artificial chegaram a esse ponto de evolução por meio dos processadores da Nvidia.

A tecnologia é tão avançada que, no conflito geopolítico EUA x China, os Estados Unidos proibiram a exportação dos chips Nvidia A100 e H100 para a China para prevenir que a China tenha inteligência artificial de ponta. No Kinea Insights “A Guerra do Silício detalhamos esse conflito.

A Nvidia teve uma estratégia crucial quando, em 1999, criou a tecnologia de GPU para processar imagens de videogames em alta velocidade. A diferença essencial entre o CPU e GPU é que os CPUs fazem tarefas complexas sequencialmente, enquanto os GPUs conseguem executar várias tarefas mais simples ao mesmo tempo, uma arquitetura essencial para vídeos.

Enquanto o mundo via a desaceleração da tecnologia de processamento com os CPUs, os GPUs da Nvidia mudaram a história e possibilitaram a progressão da tecnologia a passos largos novamente.

Agora, seguindo a mesma estratégia vencedora do passado, a Nvidia foca seus esforços em GPUs para aproveitar a grande oportunidade da década: a inteligência artificial. Utilizando da mesma arquitetura, a Nvidia criou designs de GPU para as redes neurais, imprescindíveis para os algoritmos de IA.

O passo que eles conseguiram evoluir da tecnologia dos chips de IA foi impressionante. Se o GPU de videogames fosse treinar o ChatGPT, pelo equivalente que o chip de IA o treina em um dia, ele gastaria 288 anos!

Imagine, por exemplo, a imagem do carro que está logo abaixo. Ele é autônomo, devido a um chip de IA Nvidia. Ele tem telas para vídeo ou videogame, por meio de um chip Nvidia. Ele está integrado a aplicativos como Netflix, Amazon, Google, que utilizam chips Nvidia para armazenamento cloud. Seus produtos estão presentes em diversas frentes de tecnologia de ponta.

Imagem de um veículo autônomo da Hyundai com chip de IA da Nvidia

A empresa utilizou a estratégia de focar seus esforços integralmente no design dos processadores e terceirizar a fabricação dos chips. Com isso, ela tem um modelo de negócio diferente da sua principal competidora Intel, o que foi essencial para a sua vantagem competitiva.

Além disso, criaram uma plataforma de programação CUDA, que o cliente, ao assinar, consegue potencializar ainda mais o poder de processamento do GPU Nvidia. Com isso, a empresa fideliza os clientes, cria uma receita recorrente e aumenta o switching cost. Nessas condições, acreditamos que a Nvidia pode ter um papel importante na longa transição tecnológica da IA.

***

Para fecharmos esse Kinea Insights, o que dizer quanto ao medo de muitos que a IA poderá afetar o nível de empregos conforme previsto por futuristas como Yuval Harari?

A evidência até o momento, com décadas de tecnologia é que a sociedade ainda possui enorme capacidade de criação de profissões e absorção de força de trabalho. Após a recente década de revolução tecnológica, temos hoje a taxa mais baixa de desemprego desde 1969, e isso também vale para outras economias desenvolvidas como o continente europeu.

Vemos a inteligência artificial, no momento, como uma esperança positiva para dias melhores. Lembramos que a energia elétrica, de sua invenção no final do século XIX até aplicação em fábricas levou cerca de três décadas.

continua após a newsletter

Receba insights da Kinea exclusivos diretamente no seu e-mail.
Assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicados da Kinea e concorda com nossa Política de Privacidade.

Estamos ainda longe, em nossa visão, de tecnologias apocalípticas como no caso do SkyNet que mencionamos na abertura desse Insights, mas próximos de tecnologias que podem nos propulsionar para novos níveis de produtividade e qualidade de vida. Entretanto, também caminhamos para a realidade que os profissionais precisarão integrar suas atividades à IA, caso contrário, nas palavras do Exterminador, “hasta la vista baby!”.

Curiosamente, no primeiro filme da serie, o Exterminador do Futuro vem ao mundo para tentar destruir a humanidade e matar o suposto salvador. Entretanto, no segundo filme, ele retorna com a missão de salvá-lo. Se você ainda não assistiu esses dois filmes, recomendamos.

***

Estamos sempre à disposição de nossos clientes e parceiros.

Kinea Investimentos

Saiba onde investir nos fundos Kinea

Entre em contato e saiba como adquirir um de nossos fundos.

Receba insights exclusivos

Cadastre-se em nossa newsletter

E fique por dentro do mercado de fundos

Ao se cadastrar você concordar com nossa Política de Privacidade.

Este material foi elaborado pela Kinea (Kinea Investimentos Ltda e Kinea Private Equity Investimentos S.A.), empresa do Grupo Itaú Unibanco. A Kinea não comercializa e nem distribui cotas de fundos de investimentos. Leia o regulamento e demais documentos legais do fundo antes de investir. Os fundos são supervisionados e fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Os fundos de condomínio aberto e não destinados a investidores qualificados possuem lâminas de informações essenciais. Estes documentos podem ser consultados no site da CVM http://www.cvm.gov.br/ ou no site dos respectivos Administradores dos fundos. Não há garantia de tratamento tributário de longo prazo para os fundos que informam buscar este tratamento no regulamento. Os fundos da Kinea não são registrados nos Estados Unidos da América sob o Investment Company Act de 1940 ou sob o Securities Act de 1933. Não podem ser oferecidos ou vendidos nos Estados Unidos da América ou em qualquer um de seus territórios, possessões ou áreas sujeitas a sua jurisdição, ou a pessoas que sejam consideradas como U.S. Persons para fins da regulamentação de mercado de capitais norte-americana. Os Fundos de Investimento da Kinea podem apresentar um alto grau de volatilidade e risco. Alguns fundos informam no regulamento que utilizam estratégias com derivativos como parte de sua política de investimento, que da forma que são adotadas, podem resultar em perdas de patrimônio financeiro para seus cotistas superiores ao capital aplicado, obrigando o cotista a aportar recursos adicionais para cobertura do fundo. É recomendada uma avaliação de performance de fundos de investimento em análise de no mínimo 12 meses. A rentabilidade passada não garante a rentabilidade futura e fundos de investimento não são garantidos pela Instituição Administradora, ou por qualquer mecanismo de seguro, ou ainda pelo Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Os Fundos de Investimento em Participações são fundos de condomínios fechados em que as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duração do fundo. Esta modalidade concentra a carteira em poucos ativos de baixa liquidez, o que pode resultar em perdas de patrimônio financeiro para seus cotistas que podem superar o capital aplicado, acarretando na obrigatoriedade do cotista aportar recursos adicionais para cobertura do fundo no caso de resultado negativo. Os Fundos de Investimento Imobiliário são fundos de condomínios fechados em que as cotas não são resgatáveis onde os cotistas podem ter dificuldade em alienar suas cotas no mercado secundário. Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios são fundos de condomínios abertos ou fechados, sendo que: (i) quando condomínios abertos, o resgate das cotas está condicionado à disponibilidade de caixa do fundo; e (ii) quando condomínios fechados, em que as cotas não são resgatáveis, os cotistas podem ter dificuldade em alienar suas cotas no mercado secundário. As opiniões, estimativas e projeções refletem o atual julgamento do responsável pelo seu conteúdo na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. As projeções utilizam dados históricos e suposições, de forma que devem ser realizadas as seguintes advertências: (1) Não estão livres de erros; (2) Não é possível garantir que os cenários obtidos venham efetivamente a ocorrer; (3) Não configuram, em nenhuma hipótese, promessa ou garantia de retorno esperado nem de exposição máxima de perda; e (4) Não devem ser utilizadas para embasar nenhum procedimento administrativo perante órgãos fiscalizadores ou reguladores. Este conteúdo é informativo e não constitui nem deve ser interpretado como oferta ou solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócios específica, qualquer que seja a jurisdição. Algumas das informações aqui contidas foram obtidas com base em dados de mercado e de fontes públicas consideradas confiáveis. O Grupo Itaú Unibanco e a Kinea não declaram ou garantem, de forma expressa ou implícita, a integridade, confiabilidade ou exatidão de tais informações e se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização desse material e de seu conteúdo. Esse material não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da Kinea. Quaisquer outras informações ou esclarecimentos sobre o Fundo poderão ser obtidos com o Administrador e o Gestor, através do e-mail: relacionamento@kinea.com.br